24/04/18

Projeto de Extensão ensina Geografia pela Literatura

Alunos de escola pública visitam departamento de Geografia da UFC como parte do projeto Abrindo Horizontes: O Espaço Geográfico na Literatura Clássica e Contemporânea (Foto: Divulgação/Facebook)

Já imaginou estudar Geografia lendo clássicos da Literatura brasileira? Essa é a proposta do projeto de extensão Abrindo Horizontes, do Curso de Geografia da UFC.

A equipe do projeto realiza aulas com alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas em Fortaleza, combinando Geografia e Literatura.

Ernesto Barroso, aluno de Geografia da UFC e bolsista do projeto, comenta sobre a reação dos alunos à essa nova abordagem:

"Eles tem muito a relação com o livro didático, com a aula expositiva tradicional. Então, quando a gente chega com essa proposta de trabalhar a geografia em uma obra literária, eles ficam imaginando: 'ué, mas como é possível isso?' eles já ficam se questionando e aí já desperta o interesse deles e eles já ficam mais empolgados pra quando a gente vai conversar com eles".

O Projeto foi idealizado pela professora aposentada da UFC Maria Florice Raposo, ao perceber que os estudantes chegavam à Universidade com uma certa deficiência de escrita causada pela falta de leitura.

Ao ler e discutir obras como Iracema, de José de Alencar, os estudantes desenvolvem a leitura e aprendem conteúdos como Geografia Física, Geomorfologia e elementos de vegetação.

Ernesto Barroso explica a importância de se utilizar esse método diferente.

"Porque muitos desses alunos vivem em uma realidade que nunca nem saíram de Fortaleza, então eu não posso chegar só citando esses lugares pra eles e aquilo vai ficar só no imaginário deles. Então a gente tentou levar algo mais concreto como os mapas, nós mostramos também os caminhos que Iracema percorreu, pra ficar mais didático e mais fácil para eles conseguirem perceber essa questão do aprendizado com obra literária".

Para a professora da UFC Iara Gomes, coordenadora do Abrindo Horizontes, o diálogo entre Universidade e sociedade é fundamental para a ampliação do conhecimento.

"A Universidade não é algo que está pra além, ela é comunidade também. Ela tem um compromisso social, ela se mantém porque essa comunidade investe e acredita na Universidade. Então, a Universidade tem que acreditar no que a comunidade coloca. A gente tem que pensar que o conhecimento científico é fundamental mas ele não se compõe sozinho".

Além das aulas ministradas nas escolas, os estudantes também são convidados a fazer uma visita ao departamento de Geografia da UFC, conhecendo um pouco do espaço universitário.

Reportagem de Fabrício Girão com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , ,