10/09/18

PETCOM promove Célula sobre ficção científica

Blade Runner é um filme de ficção científica estadunidense dirigido por Ridley Scott (Foto: Reprodução/Internet)

Você conhece os filmes Blade Runner e Matrix? Eles são obras de ficção científica e vão ser alguns dos filmes discutidos na Célula de Análise em Ficção Científica Audiovisual (CAFCA). Essa iniciativa é promovida pelo Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Comunicação da UFC (PETCOM).

Mas afinal, o que é Ficção Científica? O professor do curso de Jornalismo da UFC e orientador da CAFCA Ricardo Jorge explica que o conceito de ficção científica é complexo, mas de modo geral são obras que fazem alguma projeção do desenvolvimento tecnológico ou tenham temas relacionados à ciência:

"Não é um conceito tão fácil de definir. Algumas pessoas veem como ficção científica e outras não. Por exemplo, Frankenstein (da Mary Shelley), que alguns vão ver como ficção científica, outros como literatura fantástica ou literatura gótica. Depende muito do quadro teórico que a pessoa mobiliza para inserir aquilo em ficção científica ou não."

A CAFCA tem como intuito proporcionar discussões relacionadas às ficções científicas ocidentais e orientais, mostrando as possibilidades de interpretação no campo acadêmico. Um dos idealizadores da CAFCA é o bolsista do PETCOM Josieldo Pereira. Ele e o mestrando em comunicação da UFC Lucas Bernardo tinham o desejo de levar essa discussão para dentro do curso de jornalismo:

"Quando entrei no curso achava que deveria ser possível um suporte para analisar, fazer artigos ou monografias sobre o tema.  E eu tive a ideia de ‘bolar’ o grupo e o PET sempre teve a liberdade de ‘faça o que você gosta’. Eu já conhecia o Lucas, que conheci no primeiro semestre, e na época ele já fazia trabalhos sobre Cyberpunk, que é um tipo de ficção científica. E ele tinha me falado que tinha interesse em fazer um grupo de estudo. Então a gente jogou a ideia um para o outro e foi só o negócio de criar o documento com o projeto e selecionar as bibliografias."

CAFCA_chamada-01

O professor Ricardo Jorge explica que estudar ficção científica é de certo modo conhecer a nossa realidade. Para ele, todo texto ficcional se âncora na realidade, apesar de cada obra ter um grau de realidade diferente:

"A ficção só existe por causa da realidade. Pode ser meio paradoxal pensar assim, mas é justamente comparando com a realidade que a gente vai ter o prazer de consumir ficção, inclusive a ficção científica. Consumimos a ficção científica para compreender a nossa realidade e, de certo modo, isso não está tão distante em alguns aspectos do teatro grego, que não era um teatro pra você necessariamente se entreter ou se divertir, mas pra você aprender, se compreender e compreender a sua realidade melhor."

A célula irá abordar temas introdutórios como O que é Ficção Científica? e assuntos mais específicos como Cyberpunk, por exemplo. Por meio de aprendizagem cooperativa, cada semana uma pessoa será responsável pela leitura de um texto. O bolsista Josieldo Pereira explica que existe uma programação pré-elaborada, mas ao longo dos encontros, ela pode ser modificada:

"Tem uma pré-seleção de textos semanais e os filmes que irão ser abordados, mas tudo aquilo era uma coisa sugerida. Inclusive, antes de a gente começar o grupo, nos comentários tinham sugerido da gente falar sobre ficção científica já conhecida, mas também de afro-futurismo, que não é uma coisa muito familiar para as pessoas, e a gente já incluiu essa discussão do afro-futurismo pra debater obras como o Pantera Negra. E a ideia é que seja assim , os participantes podem escolher o que eles querem ler e o que eles querem debater, até pra ser de interesse de todo mundo que está participando."

Os encontros da Célula de Análise em Ficção Científica Audiovisual acontecem semanalmente, até o mês de novembro, no prédio do jornalismo da UFC. As inscrições são gratuitas e para se inscrever é preciso preencher o formulário que está disponível na página do Petcom no Facebook.

 

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*