08/10/18

O debate como esporte intelectual

A Sociedade de Debates da UFC foi campeã do V Campeonato Brasileiro de Debates, em Brasília (Foto: Arquivo Pessoal)

No período eleitoral, o debate é uma das principais ferramentas utilizadas por candidatos e eleitores para exporem e defenderem suas ideias, utilizando argumentos que consideram válidos. A Sociedade de Debates da UFC, projeto da Faculdade de Direito e aberto para todos os cursos, faz do debate um esporte intelectual.

Caio Alcântara é estudante de direito da UFC e atual presidente da Sociedade de Debates. Ele é membro efetivo desde 2015, e conta os motivos que o deixaram interessado em participar do projeto.

"É essa ideia que eu tenho, muito pessoalmente, de que a fala em público é algo essencial, algo muito importante, independente da carreira. Inclusive, não só em relação ao Direito como as outras pessoas pensam, mas acho que independente do ramo que você siga, se comunicar bem é essencial. Eu acreditei que a Sociedade de Debates seria um projeto que melhoraria e me ajudaria nisso e posso dizer que eu não estava errado".

A Sociedade de Debates da UFC foi fundada em 2010, pelos estudantes Célio Belém, Antônio Vitor e Roncalli Barreto, e é a primeira Sociedade de Debates do brasil.

Os debates são organizados de acordo com o modelo proposto pelo Campeonato Mundial de Debates, onde duas duplas se posicionam contra e duas a favor de um assunto específico. A ideia é diversificar a argumentação, fazendo com que as duplas do mesmo lado usem argumentos diferentes para defender um mesmo ponto de vista.

Pedro Ângelo de Figueiredo é professor recém-graduado em Ciências Sociais na UFC e membro emérito da Sociedade de Debates, fazendo parte dela desde 2012. Ele explica como os membros se preparam para os debates.

"Todos os campeonatos nacionais eles liberam a maior parte dos temas com antecedência, apesar deles não liberarem a moção, eles não liberam especificamente qual vai ser o debate que vai ser tido, mas eles dão um tema geral que a gente pode estudar. Aí eu, o Caio, e a maioria das equipes mais experientes montamos o que a gente chama de casebooks, que são basicamente livros de casos com uma série de argumentos que a gente ter e a gente estuda bastante pra isso. Também existe o material de apoio que próprio IBD, que é o próprio Instituto Brasileiro de Debates, que integra toda a sociedade de debates do país, oferece. Eu também trabalho no IBD, além da Sociedade de Debates da UFC e esse ano a gente publicou o primeiro Manual de Debates Competitivos. Ele dá uma série de noções sobre regras, sobre técnicas de oratória e argumentação, para os debatedores irem lá preparados, não só com o conteúdo mas também com uma noção maior de teoria argumentativa, uma noção de forma".

Caio Alcântara e Pedro Ângelo de Figueiredo, membros da Sociedade de Debates da UFC, foram a dupla vitoriosa do V Campeonato Brasileiro de Debates (Foto: Arquivo Pessoal)

A Sociedade de Debates da UFC esteve representada por sete das 68 duplas inscritas no V Campeonato Brasileiro de Debates, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro, em Brasília. O campeonato consagrou a Sociedade de Debates da UFC como a melhor do Brasil, e os membros Caio Alcântara e Pedro Ângelo de Figueiredo foram a melhor dupla. Além disso, eles ficaram em primeiro e terceiro lugar, na classificação individual de debatedores, respectivamente.

O Presidente da Sociedade De Debates da UFC, Caio Alcântara, comenta sobre o nível da competição e avalia os resultados obtidos pelo projeto da Faculdade de Direito no campeonato.

"Uma coisa que é inequívoca nesses torneios é que o nível só aumenta, mais Sociedades de Debates surgem, as já existentes se profissionalizam cada vez mais, de fato que a competição pelo prêmio de melhor sociedade é cada vez mais disputada. Se o prêmio de dupla é para uma dupla que foi lá e ganhou o campeonato, o prêmio de melhor sociedade é a média de todos os participantes. Então, a gente teve pessoas na nossa Sociedade do último processo seletivo que nunca tinham ido pra um campeonato, foram pela primeira vez. Todas as nossas duplas iniciantes passaram para a fase do mata-mata, que das 68 participantes ficam as 16 melhores. Então como é um prêmio coletivo, de toda a Sociedade, é sem dúvidas o que me deixa mais feliz".

Nos debates, os participantes não escolhem se vão se posicionar a favor ou se vão se opor ao tema. Assim, em alguns casos, eles precisam defender ideias diferentes de suas opiniões pessoais.

Para o membro Pedro Ângelo de Figueiredo, se preparar para defender diferentes ideias promove uma maior compreensão do ponto de vista do outro.

"Eu vejo que em um tempo de tanta polarização, a gente tem um projeto que fazem as pessoas se colocarem voluntariamente no lugar de quem pensa diferente. Como alguém que esteve ao lado da Sociedade de Debates, como aluno integrando o projeto, desde o começo da minha formação acadêmica, eu percebo que ela fez uma diferença muito grande na forma como eu vejo o mundo. Se eu vou discutir alguma coisa, eu tenho que pensar: 'Se tivesse defendendo esse ponto de vista diferente, como eu me posicionaria?' E, a partir disso, eu consigo notar que às vezes ideias de pessoas que pensam diferente, apesar dela serem ideias com as quais eu não concordo, elas podem ter bons argumentos".

Você pode conferir informações sobre a programação da Sociedade de Debates da UFC na página do projeto no Facebook. Em 2019, o Campeonato Nacional de Debates vai acontecer em vitória, no Espírito Santo.

Reportagem de Fabrício Girão com orientação de Carolina Areal

Tags:, , ,