11/10/17

Música Erudita: das salas de concerto às ondas do rádio

Aproximar a música erudita do grande público é um dos objetivos do programa Música Erudita, veiculado diariamente na Universitária FM (Foto: Reprodução/Internet)

O que Mozart, Villa-Lobos, John Williams e Tarcísio de Lima têm em comum? Todos eles são compositores que já foram destaque no programa Música Erudita, veiculado de domingo a domingo, das 22h à meia-noite, com produção apresentação de Leovigilda Bezerra.

A música erudita se diferencia da música popular, basicamente, pelo alto custo, por causa dos seus arranjos mais exigentes e pela necessidade de espaços específicos para acomodar um grande número de músicos e instrumentos. Isso, talvez, tenha tido origem  séculos atrás, quando os compositores eram financiados e somente apreciados por representantes da alta nobreza e do clero. Castelos e igrejas cumpriam o papel que, hoje, é dos teatros e salas de concertos.

Muitas vezes, a música erudita é chamada de música clássica. "Música clássica é somente aquela produzida no período do Classicismo", comenta Leovigilda. Ela reforça ainda que existem músicas eruditas de todos os outros períodos, como a música erudita barroca, romântica e contemporânea, por exemplo.

Leó está à frente da produção e apresentação do Música Erudita desde 2007. (Foto: Filipe Pereira)

Leovigilda produz e apresenta o Música Erudita desde 2007. (Foto: Filipe Pereira)

Por meio de uma abordagem didática, o Música Erudita procura tornar as composições acessíveis a qualquer público. A produtora e apresentadora do programa relata que o trabalho de pesquisa e gravação é feito diariamente. Suas pautas são de livre escolha, mas sempre respeitando essa perspectiva e procurando estabelecer uma ponte entre o público e a música através da narração de fatos que despertem a curiosidade dos ouvintes sobre determinado compositor ou música. Um exemplo dessas curiosidades trazidas por Leovigilda no programa é o caso da obra Assim Falou Zaratustra, composição do maestro alemão Richard Strauss, que, posteriormente, integrou a trilha sonora do filme de ficção científica 2001: Uma Odisseia no Espaço (Direção: Stanley Kubrick, 1968).

Bastidores

O Música Erudita nasceu junto com a Universitária FM, em 1981, e contava com produção de Dalgimar Beserra de Menezes, que posteriormente passou o posto a Arthur Guedes, que conduziu o programa até o ano de 2006, quando veio a falecer.

Durante um ano, o programa esteve fora do ar. O professor Nonato Lima, atual diretor da Universitária FM, conta que neste período existiram demandas dos ouvintes pela volta do Música Erudita. "As pessoas ligavam pra rádio e perguntavam pelo programa", conta. Em 2007, a afinidade com o tema e grande gosto pela música erudita levaram Leovigilda Bezerra a assumir a produção e apresentação do programa, o que a fez intensificar ainda mais seus estudos sobre o tema.

Em 36 anos de programação veiculada diariamente, a produtora ressalta a diversidade de assuntos que são possíveis de tratar no programa. Mesmo quando uma música ou um compositor são repetidos, eles são abordados de uma maneira diferente. "Nem que eu passasse a vida inteira falando de música erudita, não seria suficiente", conclui.

Abaixo, Artur Guedes, antigo produtor do Música Erudita e, ao seu lado, Leovigilda Bezerra, atual produtora e apresentadora. Acima, Eleuda Carvalho, Nirez e Liana Maciel. Equipe da Universitária FM nos anos 1990.

Equipe da Universitária FM nos anos 1990. Sentados, Artur Guedes e Leovigilda Bezerra, ex e atual produtores do Música Erudita. Em pé, Eleuda Carvalho, Nirez e Liana Maciel (Foto: Arquivo Pessoal)

Já ouviu música erudita hoje?

E se a gente contasse pra você que a música erudita não está tão distante assim do nosso cotidiano? Composições de Beethoven, Strauss, Vivaldi e outros grandes nomes da música erudita são muito populares em nossa cultura. Ficou curioso? Leovigilda Bezerra preparou uma playlist com 5 músicas eruditas que provavelmente você já escutou:

1. Primavera – 1º Movimento d'As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi
    Grupo Ars Antiqua