10/03/15

Mostra Cinema e Direitos Humanos está sendo exibida na Vila das Artes

A mostra, que começou ontem, conta com a exibição de 6 filmes, sempre as segundas-feiras, na Vila das Artes

A mostra Cinema e Direitos Humanos, que já está na sua 9ª edição, começoua ser exibida ontem (09) na Vila das Artes. A sessão de abertura, que contou com o filme "Que Bom Te Ver Viva", contou com a presença de uma turma de 35 alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) São Rafael, localizada na Praia de Iracema.

A exibição dos filmes vai acontecer todas as segundas-feiras, sempre às 14h30min, no auditório do Vila das Artes, com entrada gratuita. As escolas e instituições que têm interesse de inscrever seus alunos para uma das sessões podem ligar para o telefone (85) 3105.1404.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos e nesta edição, selecionou filmes que buscam suscitar o debate sobre os direitos humanos em âmbito nacional e outros assuntos relacionados.

Programação:

09/03 - "Que Bom te Ver Viva" / 95min / 14 anos

Sinopse: A obra, que aborda a temática da ditadura no Brasil, mostra a história de nove mulheres, todas ex-presas políticas e torturadas, como sujeitos históricos e políticos, fundamental na luta pelos seus direitos.

16/03 - "Cabra Marcado pra Morrer" / 119 min / 12 anos

Sinopse: O filme-documentário começou a ser filmado em 1964, durante a ditadura militar. Devido às represálias, só pode ser concluído 20 anos depois. Além de um retrato da repressão e das questões agrárias, o longa é também uma reflexão sobre o fazer cinema.

23/03 - "Rio Cigano" / 80 min / 14 anos e "Pelas Janelas" / 35 min / livre

Sinopse: Rio Cigano – O filme é resultado de uma pesquisa de campo de dez anos, sobre famílias de ciganos espalhadas pelo Brasil, com foco em como a cultura cigana se vê representada.

Pelas Janelas – O documentário trata da relação cinema e educação a partir da experiência de quatro estudantes de cinema no acompanhamento das atividades do projeto Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos.

30/03 - "A Vizinhança do Tigre" / 95min / 12 anos e "Sophia" / 15min / livre

Sinopse: A Vizinhança do Tigre – A obra acompanha a vida de jovens moradores do Bairro Nacional, em Contagem (MG), e suas relações com o bairro, o trabalho e a violência.

Sophia – O filme aborda o relacionamento de uma mãe que tem uma filha deficiente auditiva, e que busca entender o mundo sem sons de sua filha.

Serviço:

O que: 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)

Quando: Às segundas-feiras de março de 2015

Hora: 14h30