20/09/17

Corredor Cultural: um desejo que ganha vida

O Brincar Móvel - Brinquedoteca Itinerante estará disponível para o público durante a manhã de domingo, nos jardins da Reitoria da UFC (Foto: Ribamar Neto)

Famosa por sua diversidade boêmia e artística, a Av. da Universidade e seus entornos serão palco do Corredor Cultural do Benfica, um projeto que há décadas é sonhado pelos movimentos sociais de Fortaleza. Com uma programação gratuita que visa agregar todas as faixas etárias, o evento começa na noite de sábado (23) e continua na manhã de domingo (24). Três quarteirões do bairro serão fechados para que as atividades sejam realizadas, contudo a Av.13 de Maio vai continuar com sua movimentação normal. A ideia é que este seja a primeira de quatro edições que ainda estão previstas para acontecer até o fim de 2018.

A proposta do evento é trazer a comunidade para os espaços públicos do Benfica. Chico Célio, produtor executivo do evento, reitera que o Corredor Cultural “fortalece esse sentimento de conexão com o bairro e com as instituições”, além de trazer um sentimento de movimentação e entusiasmo, já que as “pessoas não estão trancadas dentro de suas casas, elas estão nas ruas ocupando espaços”.

Às 10h de domingo o grupo de dança popular Oré Anacã se apresenta no palco principal do Corredor Cultural (Foto: Divulgação)

Durante a noite de sábado, a programação ocorre na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e promete ser uma mistura de ritmos e sons. A abertura do evento fica por conta do grupo Camerata de Cordas, um projeto de extensão vinculado ao curso de música da UFC. Em seguida, quem se apresenta são os brincantes do coletivo Maracatu Solar, e o instrumentista Aldo Sena fecha a noite com a sua famosa guitarrada paraense.

A manhã de domingo é marcada por uma programação que conta com artesanato, feiras gastronômicas, oficinas culturais e com a transmissão ao vivo do programa Brasileirinho, da Rádio Universitária FM, apresentado pelo jornalista Nelson Augusto para o público que estiver no local. Outra atividade disponível do evento é o Brincar Móvel, um projeto que trabalha com jogos e atividades lúdicas. Além disso, a Ciclofaixa de Lazer* irá mudar temporariamente sua rota para atravessar o Corredor. O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos afirma que a ideia é “tornar isso uma atividade permanente” e, com isso, “fazer com que a Universidade cumpra uma função de integração com este bairro”.

Confira o depoimento do Reitor Prof. Henry Campos sobre o evento:

A presença dos estudantes

Outra curiosidade sobre o Corredor Cultural é em relação à participação dos alunos do curso de Jornalismo da UFC. Os futuros jornalistas irão mediar oficinas, produzir e distribuir, durante o evento, um jornal impresso e realizar flashs radiofônicos que serão veiculados ao vivo na programação da Rádio Universitária FM. Simone Faustino, assessora de imprensa do projeto, comenta que é “importantíssimo para os estudantes de jornalismo se articularem com esse tipo de iniciativa, porque é a oportunidade desses alunos terem contato com uma cobertura em tempo real”.

Confira todas as atividades programadas para o segundo dia do Corredor Cultural do Benfica (Foto: Divulgação)

Mapeamento sociocultural do Benfica

Para produzir o Corredor Cultural foi feita no segundo semestre de 2016, uma espécie de pesquisa etnográfica em relação à geografia do Benfica. O trabalho foi realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisa, Gestão Pública do Desenvolvimento Urbano (GPDU) e organizou um levantamento rua a rua de todos os equipamentos culturais, comerciais e sociais do bairro. De acordo com o Reitor da UFC Prof. Henry Campos este mapeamento será “objeto de publicação de um livro onde nós elencamos tudo o que o bairro oferece”.

O produtor Chico Célio afirma que esta pesquisa mostrou “coisas que a gente já sabia por intuição, mas não tinham indicadores que comprovassem”, como por exemplo a baixa utilização dos equipamentos culturais por parte da população que não tem tempo livre durante os dias úteis da semana. Assim, o Corredor Cultural oferta à comunidade “as coisas que já existem dentro do bairro e dentro da Universidade, nessa nova proposta do fim de semana, porque aí você contempla tanto as pessoas do bairro como quem queira vir de outros lugares", comenta.

*A Ciclofaixa de Lazer é uma ciclovia operacional separada da via principal – por meio de cones, balizadores, cavaletes e outros – e têm sua estrutura retirada após o período do evento. Acontece durante os domingos das 7h às 13h. Não são, portanto, estruturas permanentes.

Tags:, , , , , , ,