09/11/18

Colégio Piamarta realiza concerto com Órgão de Tubos

Germano Chimini é formado em piano Conservatório Luca Marenzio de Brescia (Itália) (Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, dias 10 e 11 de novembro, o pianista italiano Gerardo Chimini realizará um concerto em conjunto com a Banda de Música Juvenil Dona Luiza Távora e convidados como Franklin Dantas, Heriberto Porto e Jônatas Galdêncio. O instrumento que será tocado por ele é o Órgão de Tubos, extremamente raro no Brasil mas muito comum nas igrejas barrocas da Europa. No Ceará, existe um outro modelo apenas na cidade de Barbalha.

O Órgão de Tubos é um instrumento musical da família dos aerofones de teclas, tocado por meio de um ou mais manuais e uma pedaleira. Na foto, o órgão de Tubos da Escola Piamarta Aguanambi (Foto: Divulgação)

Na foto, Órgão de Tubos da Escola Piamarta Aguanambi (Foto: Divulgação)

As apresentações são gratuitas e acontecem no sábado (10), às 19h30, no Colégio Piamarta da Aguanambi e no domingo (11), às 17h, no Foyer do Theatro José de Alencar. O Órgão de Tubos foi uma doação da comunidade Piamartina da cidade italiana de Remedello para o Colégio Piamarta. Rômulo Santiago é maestro da Banda de Música Juvenil Dona Luiza Távora, e explica uma das principais características do Órgão de Tubos. "Além do tradicional teclado em que as notas são executadas com as mãos, existe ainda um teclado para os pés. Ao pressionar uma tecla, o ar é extraído e passa por dentro do tubo, gerando o som".

O pianista Gerardo Chimini é formado em piano pelo Observatório Luca Marenzio, em Brescia, na Itália, em 1972. Ele já se apresentou em países como França, Espanha, Alemanha, Suíça e Japão. Ele também ministra aulas de concerto para pessoas de todas as idades, desde o pré-escolar até a fase adulta.

Sobre o Colégio Piamarta

O Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta foi fundado em 1972 pelo padre São João Batista Piamarta, na avenida Aguanambi, onde tem sede até hoje. Ele atende crianças e jovens dos 06 aos 18 anos em situação de vulnerabilidade, seja social ou econômica, proporcionando educação básica e atividades extracurriculares e de acompanhamento pessoal. Além das sedes em Fortaleza, possui ainda as unidades Casa da Criança Governador Virgílo Távora e Lar Nazaré no município de Itaitinga.

Concerto de Inauguração do Órgão de Tubos com pianista italiano Gerardo Chimini

Dia 10 de novembro, às 19h30, no Piamarta Aguanambi (Av. Aguanambi, 2479 - Fátima)
Dia 11 de novembro, às 17h, no Foyer do Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 - Centro)
Entrada Gratuita