24/07/18

Cine Ceará abre inscrições para curso de roteiro gratuito

Nirton Venancio trabalha em trabalha atualmente no documentário de longa-metragem Pessoal do Ceará – Lado A Lado B (Foto: Reprodução/Internet)

O 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 04 a 11 de agosto em Fortaleza, oferta o curso básico de Estrutura e Técnica de Roteiro para Ficção e Documentário. Com carga horária de 15 horas/aula, o curso acontece de 06 a 10 de agosto, das 14h às 17h, no Instituto do Ceará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de julho no site do festival.

Ministrado por Nirton Venancio, o curso tem o objetivo de debater a função do roteiro de cinema. Serão abordadas teoria e prática na atividade da escrita, discutindo conceitos e estratégias utilizadas em roteiros que saíram do papel para as telas de cinemas. A ementa debate desde as particularidades do roteiro de ficção, entre original e adaptado, às estruturas e técnicas do roteiro para documentário, construindo um parâmetro entre o real e o ficcional.

A relação dos 20 inscritos selecionados e a lista de espera de 10 candidatos serão divulgadas no dia 02 de agosto. Os alunos que cumprirem 70% da carga horária receberão certificado e quem não comparecer no primeiro dia de aula perde a vaga.

Nirton Venancio é um dos pioneiros da produção em Super-8 no Ceará que trabalhou como assistente de direção em filmes de reconhecidos cineastas cearenses, como Rosemberg Cariry e Glauber Paiva Filho. Com uma carreira de curtas-metragens, recebeu indicações e prêmios de festivais nacionais, como Curitiba e Cine Ceará, e internacionais, como Festival Internacional de Oberhausen (Alemanha), Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba) e Cine Viña del Mar (Chile). Atualmente, trabalha no documentário de longa-metragem Pessoal do Ceará – Lado A Lado B, onde cobre 50 anos da música cearense, de 1964 a 2014.

O 28º Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira e realização da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes.

Serviço

28º Cine Ceará – Cursos Básico: “Estrutura e técnica de roteiro para ficção e documentário”

Data: De 06 a 10 de agosto de 2018

Horário: Das 14h às 17h.

Carga horária: 15h/aula.

Local: Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594 - Centro, Fortaleza/CE). Inscrições: De 23 a 29 de julho no www.cineceara.com.

Informações: (85) 3055 3465. E-mail: cursos@cineceara.com.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Cine Ceará.

Tags:, , ,