02/10/17

36 anos de história no Reouvindo o Nordeste

Preservar e divulgar a música popular nordestina é o foco principal do Reouvindo o Nordeste (Na imagem, Luiz Gonzaga em obra de José Lourenço)

No próximo dia 15 de outubro, a Rádio Universitária FM completa 36 anos de existência. A data também marca o Dia do Professor, coincidência essa que apenas reforça o papel da FM 107,9 como uma rádio pública e educativa. Para comemorar este aniversário em grande estilo, nossa equipe preparou uma série de reportagens especiais sobre alguns dos programas mais antigos e característicos da Universitária FM.

O primeiro especial de aniversário fala sobre o Reouvindo o Nordeste, um programa que acompanha a Universitária FM desde sua fundação. Com o intuito de preservar e divulgar as manifestações artísticas do Nordeste, o programa vai ao ar das 8h às 9h30, de segunda a sábado.

Primeiros anos

Durante seu ano de estreia, a locução e produção do Reouvindo o Nordeste foi realizada pelo radialista Everardo Sobrera, dono da voz que acompanhava a programação da Rádio da alvorada do dia até o crepúsculo da noite. Porém, Everardo ficou pouco tempo à frente do programa. Já no ano de 1982, a responsabilidade passou para as mãos de Rodger Rogério, que, à época, era diretor de cultura da Universitária FM e professor do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Neste momento, a história do Reouvindo o Nordeste se cruza com a vida de José Rômulo, um jovem filho de agricultores que, com 14 anos, saiu do município de Reriutaba (CE) para morar em Fortaleza. Já adulto, "Zé", como é carinhosamente chamado, começou a estudar Agronomia na UFC e, após ser apresentado pessoalmente a Rodger, foi convidado para trabalhar como bolsista na Universitária FM.

O poeta Alberto Porfírio (meio) se apresenta, nos anos 1980, no programa Reouvindo o Nordeste ao lado de José Rômulo (direita) e de Clóvis Coelho Catunda (esquerda), um dos fundadores da Rádio Universitária FM (Foto: Arquivo Pessoal)

Zé aceitou a oportunidade e sem demora foi encarregado de gravar um especial sobre o Centro de Ciências Agrárias da UFC. A matéria nunca saiu do papel e o Zé nunca mais saiu da Rádio. Largou o emprego temporário que tinha e passou a frequentar os estúdios da Universitária FM. Aqui e acolá dava palpites na produção do Reouvindo o Nordeste: "bota essa música, troca essa". Logo, Rodger decidiu dar àquele jovem a função de produtor do Reouvindo.

Foi paixão à primeira vista. Sorrindo, Zé, lembra: "juntou a fome com a vontade de comer". O material produzido pelo Reouvindo o Nordeste era de qualidade, o programa era considerado modelo pelo Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (SINRED) e, por intermédio desta mesma instituição, o Reouvindo passou a ser transmitido para rádios de Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, dentre outros estados. Zé comenta que uma das características para a qualidade dos produtos da Universitária FM está ligada à sua capacidade de "produzir seu próprio material para independer da indústria fonográfica".

As viagens de um jovem radialista

Outro motivo para a qualidade do Reouvindo o Nordeste era o trabalho de campo realizado pela Universitária FM. Cerca de duas vezes por mês, Zé Rômulo viajava ao interior do Ceará em busca de novos artistas. O produtor passou por cidades como Paracuru, São Benedito, Tauá, Aracati e Juazeiro do Norte. A cada localidade visitada, Zé ganhava mais espaço no programa. Aos poucos, começou a apresentar o Reouvindo no lugar de Rodger, que dava liberdade para seu bolsista inovar.

Ainda através do SINRED, que tinha o Reouvindo o Nordeste em alta, o então apresentador Rodger Rogério e seu produtor Zé Rômulo foram convidados para elaborar 20 programas em São Paulo. A proposta era que a dupla cearense produzisse o Reouvindo o Nordeste no estado com uma das maiores populações de migrantes nordestinos do Brasil. Porém, passados 20 dias, Rodger, muito ocupado que era, avisa para Zé: "estou indo para Fortaleza, fique aqui e termine os programas". Zé ficou e fez bonito. Na volta para o Ceará, se transformou no novo apresentador do Reouvindo.

O programa que se confunde com seu apresentador

Há 35 anos José Rômulo está à frente do Reouvindo o Nordeste

Há 35 anos, José Rômulo está à frente do Reouvindo o Nordeste (Foto: Filipe Pereira)

O Reouvindo o Nordeste é uma braçada contra a maré. Em um cenário midiático onde a cultura de massa ganha espaço nas programações das emissoras locais, o Reouvindo mantém viva a identidade cultural do povo nordestino. "A música de massa é uma forma de esquecer nossas raízes", afirma Zé quando questionado sobre a importância de seus 35 anos de trabalho.

Trio Nordestino, Dominguinhos, Adelson Viana e Waldonys. Esses são alguns dos muitos nomes que já passaram pelo microfone do Reouvindo o Nordeste. Além da música, que é o carro chefe do programa, a poesia nordestina também tem um lugar especial na programação do Reouvindo. Sentado nas escadas da varanda da Universitária FM, com um um jeito descontraído e humilde, Zé Rômulo comenta que "um povo que não preserva sua cultura fica sem identidade".

Top 5

Em comemoração ao aniversário da Universitária FM, José Rômulo preparou uma lista com suas cinco músicas nordestinas preferidas. Confira:

1. Khrystal e Elino Julião - Forró da Coreia
2. Moacir Laurentino e Sebastião da Silva - Quanto é belo se ouvir uma trovoada numa tarde de chuva no sertão
3. Luiz Gonzaga - Respeita Januário
4. Dominguinhos - Saudade Matadeira
5. José Miguel Wisnik e Tom Zé - Cego com cego

O programa Reouvindo o Nordeste vai ao ar de segunda a sábado, das 8h às 9h30, e conta com produção e apresentação de José Rômulo e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Nonato Alves.

Tags:, , , , ,