14/12/18

#23 – João Marcelo Brás (Funk Ostentação)

O livro Funk Ostentação: SP-ZN foi lançado em outubro deste ano, pela editora Appris (Foto: Arquivo Pessoal)

O pesquisador João Marcelo Brás é autor do livro Funk Ostentação: SP-ZN. Em entrevista ao programa Zumbi: O Rap na Universitária FM, ele conta detalhes de sua experiência junto à cena musical do funk ostentação entre jovens que vivem nas comunidades periféricas da região norte da cidade de São Paulo, especificamente nos bairros da Freguesia do Ó e da Brasilândia.

Recém-lançada, a publicação traz observações sobre os fenômenos de construção de sentidos e identidades por meio das expressões musicais e culturais desse gênero, destacando as formas como essas juventudes se apropriam e usam a cultura global num permanente diálogo com suas vivências cotidianas. A pesquisa em Comunicação foi desenvolvida em nível de mestrado na Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, sob orientação de Simone Luci Pereira.

Ouça a entrevista* com João Marcelo Brás:

*Entrevista concedida por telefone e veiculada, no dia 09 de dezembro, no programa Zumbi: O Rap na Universitária FM.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção e Apresentação: Thaís Aragão
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa