20/05/16

Sirlanney Nogueira – Magra de Ruim

Foto: Reprodução/Internet

Durante o mês de maio, a seção Entrevista do site da Rádio Universitária FM realiza um ciclo de homenagens e discussões acerca da cultura nerd e geek, dando voz e evidência a esse segmento tão diverso.

Nesta semana, entrevistamos Sirlanney Nogueira*, quadrinista cearense criadora da personagem autobiográfica de histórias em quadrinhos Magra de Ruim. Natural da cidade de Morada Nova, no interior do Ceará, Sirlanney se graduou no curso de Design de Moda, mas escolheu o sentimento como profissão. Através de rabiscos e ilustrações, ela discute feminismo, empoderamento e a fragilidade dos relacionamentos contemporâneos de maneira íntima, ao mesmo tempo em que constrói uma narrativa de rupturas e que faz pensar.sirlan1

Magra de Ruim surgiu antes da página do Facebook e do livro inspirado na personagem financiado pelos fãs e lançado em 2014. Sirlanney, através de seu alter ego Magra de Ruim, começou a escrever em um blog pessoal, com um estilo literário semelhante ao da Geração Beat.

A Geração Beat foi um movimento sócio-cultural de eferverscência entre as décadas de 1950 e 1960, quando artistas adotaram um postura "fora da caixa" na arte após a Segunda Guerra Mundial. Muito ligado à contracultura, o movimento se destacava na literatura por narrativas de transgressão, que incluíam temas como liberdades sexual e ideológica.

Para Sirlanney, o feminismo é a principal ferramenta política das mulheres que desenham na internet. "Muitas meninas que fazem quadrinhos na internet se conhecem e o quadrinho é uma forma de você passar sua ideologia, o seu pensamento, a sua filosofia. E, nós, mulheres, aproveitamos muito esse espaço para levar nossa mensagem de igualdade. [...] Eu sinto que as meninas que fazem quadrinhos no Brasil, todas elas se sentem muito na responsabilidade de passar uma mensagem importante", aponta.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Sirlanney, acesse a fanpage da artista e o site.

Escute a entrevista completa:

*Entrevista realizada nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 16 de maio de 2016.

0 resposta para “Sirlanney Nogueira – Magra de Ruim”

1. […] e também uma conversa sobre quadrinhos, política e feminismo com a artista Sirlanney Nogueira (ouça aqui), criadora da página Magra de […]