13/04/17

Lira Neto

O jornalista fala sobre sua carreira e como se tornou biógrafo (Foto: Reprodução/YouTube)

Na seção entrevista desta semana, nós conversamos com o jornalista e escritor Lira Neto. Conhecido por contar a história de vida de grandes personalidades da história do Brasil, como Getúlio Vargas e Castello Branco, Lira traz um pouco da sua vivência como biógrafo após a carreira nas redações. O cearense também fala sobre a Bienal Internacional do Livro do Ceará 2017, da qual foi coordenador de curadoria e do seu novo livro, "Uma História do Samba: As Origens".

Lira conta que já participou de eventos do gênero no Brasil e em outros países como autor convidado, mas que foi a primeira vez como curador. Ele revela que aceitou o convite com a condição de poder formular a Bienal para contemplar mais a interação do público com os autores e explica como essa interlocução é benéfica para ambos. Na programação deste ano, o jornalista vai participar de dois bate papos. Na segunda-feira (17), ele conversa com a jornalista Eliane Brum sobre como cada pessoa constrói uma versão da história a ser contada. Já na quinta-feira (20), será a vez do escritor Ricardo Kelmer debater o Profissionalismo literário com o biógrafo. Com o tema “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”, o evento começa nesta sexta-feira (14), a partir das 14h.

Como sempre gostou de histórias de vida e personalidades complexas e controversas, o autor esclarece que foi uma de suas obras despertou o interesse pelo samba. A partir daí, que ele quis contar a história do gênero musical através do cruzamento das trajetórias individuais dos sambistas, intérpretes, instrumentistas e compositores da época para construir a trama que revela como o estilo musical se consolidou no país.

Formado em Filosofia e Letras ele foi professor de História, Redação e Literatura em vários colégios de Fortaleza. Quando entrou para o jornalismo, o escritor foi revisor, repórter especial, editor de cultura e ombudsman. Também trabalhou como coordenador editorial em duas editoras. Como biografo, Lira ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2014 na categoria Biografia e quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura também em biografia nos anos de 2007, 2010, 2013 e 2014.

Ouça a entrevista com Lira Neto:*

*Entrevista realizada por telefone em 6 de abril de 2017.

Deixe uma resposta

*