26/01/17

Educomunicação

As professoras Andrea Pinheiro e Cátia Silva ministram uma disciplina semestral sobre Educomunicação no curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC. (Foto: Igor Vieira)

A educomunicação é uma área de pesquisa surgida entre os anos 1960 e 1970, a partir de contribuições teóricas de pensadores latino-americanos como o pedagogo brasileiro Paulo Freire (1921-1997) e o jornalista argentino Mario Kaplún (1923-1998). Educomunicação não seria a mera junção de educação e comunicação, mas a interface entre esses campos do conhecimento humano, com possibilidades de relações horizontais e transformadoras entre emissor e receptor, professor e aluno. Esse é o tema escolhido para esta semana na seção Entrevista, do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz, com a participação das professoras e pesquisadoras Andrea Pinheiro e Cátia Silva, docentes da Universidade Federal do Ceará e do Instituto UFC Virtual.

No ato educativo, necessariamente, há um aspecto comunicacional, de diálogo, compartilhamento de linguagem e produção de sentidos. Ao tomar de empréstimo um termo da biologia, a educomunicação propõe a existência de ecossistemas comunicativos, abertos e criativos, ou seja, redes dinâmicas de sujeitos e saberes coexistindo em espaços nos quais se aplicam esses projetos. Ambientes propícios para iniciativas dessa natureza incluem escolas, universidades, centros comunitários, sindicatos, organizações não-governamentais e podem envolver públicos variados como crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Entre os valores básicos da educomunicação, estão a educação para a mídia, leitura crítica dos meios de comunicação, protagonismo, inclusão autonomia e gestão democrática dos meios. O uso tecnológico de mídias como rádio escola, jornal impresso, fotografia, audiovisual, blogs e redes sociais não pode ser apenas utilitarista ou instrumental, com a aprendizagem de técnicas, mas apropriado com contextos e realidades vivenciadas pelas pessoas. E a formação de educomunicadores tem se dado pela prática empírica, por experiências profissionais, mas também em disciplinas acadêmicas na UFC, e em cursos de graduação específicos em instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

Ouça a entrevista completa sobre Educomunicação, com Andrea Pinheiro e Cátia Silva:*

*Entrevista gravada no estúdio da Rádio Universitária FM no dia 17 de janeiro de 2017.