08/06/18

#8 – Maximiano Arruda (Ensino de Arte nas Escolas)

O ensino de arte propicia aos alunos o desenvolvimento de uma percepção crítica e estimula a criatividade e o trabalho em grupo (Foto: Reprodução/internet)

Em 2016, foi aprovada a Lei 13.278 que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis de educação. Essa medida alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1971, que considerava a arte como uma atividade educativa e não uma disciplina.

Escolas de todo o Brasil precisam se adaptar a essa nova lei até 2021 e, assim, promover a formação de professores e implementar o ensino de artes visuais, dança, música e teatro no currículo do ensino infantil, fundamental e médio.

Para saber mais sobre os benefícios do ensino de arte nas escolas e entender o atual cenário da educação artística no país, o Universitária Entrevista convidou Maximiano Arruda, professor do curso de Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e doutor em artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Confira a entrevista* com Maximiano Arruda:

*Esta entrevista foi concedida no dia 11 de maio, nos estúdios da Rádio Universitária FM.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção: Carolina Areal e Karoline Sousa
> Apresentação: Carolina Areal