07/05/18

#6 – Obra e Radiodrama Iracema

Iracema é uma expressão do Indianismo que caracterizou a primeira fase do Romantismo no Brasil. Seus principais personagens são o guerreiro branco Martim e Iracema, filha do pajé Araquém (Foto: Reprodução/Internet)

Há 153 anos, a obra Iracema segue como um marco na literatura cearense e nacional. Ao escrever o livro, que carregava o subtítulo de Lendo do Ceará, José de Alencar apontou para a cultura indígena como o caminho para a construção de uma autêntica literatura brasileira.

Desde 2011, o dia 1º de Maio é celebrado também como o Dia de Iracema. Essa data foi criada para prestigiar a personagem, preservar a memória e promover ações que possam difundir a narrativa.

Confira o Universitária Entrevista* com a professora da UFC Ednilza Moreira e com a estudante Tanara Xavier sobre as características e a importância da obra:

Ouça agora o Radiodrama Iracema produzido pela Rádio Universitária FM em parceria com o IFCE:

*Esta entrevista foi concedida no dia 03 de maio de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção: Carolina Areal e Mariane Silva
> Apresentação: Carolina Areal