23/11/18

#21 – Mailson Furtado (Vencedor do Prêmio Jabuti)

O escritor cearense, Mailson Furtado, foi premiado no 60° Prêmio Jabuti de Literatura, com a obra À cidade na categoria de melhor livro de poesia e considerado o livro do ano (Foto: Reprodução/Câmara Brasileira do Livro)

O Prêmio Jabuti de Literatura é uma das maiores premiações literárias do país e na 60ª edição o escritor cearense Mailson Furtado, com a obra À cidade, foi premiado na categoria de Poesia e eleito como o livro do ano. Em entrevista à Rádio Universitária FM por telefone, Mailson Furtado explica como o interesse pela poesia ainda, na adolescência, resultou na indicação à um prêmio de referência nacional.

Em 60 anos da premiação, essa foi a primeira edição em que o prêmio de livro do ano foi de um autor independente.  Segundo Mailson Furtado, a conquista abre uma discussão sobre os caminhos para escritores independentes que sobrevivem nessa crise do cenário editorial. "A mudança talvez não aconteça de cara, mas abre uma discussão da literatura independente, pelo menos aqui no Ceará, onde 90% das obras são escritas de forma independente e eles pagam para publicar as obras", afirma.

Confira a entrevista por telefone* com Mailson Furtado, escritor cearense do livro do ano À cidade:

*Esta entrevista foi realizada por telefone no dia 23 de novembro de 2018.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção e Apresentação: Karol Sousa
> Orientação: Carolina Areal