21/06/18

#10 – Mulher Barbada

Na foto, Rodrigo Ferrera dá vida à Mulher Barbada no espetáculo Três Travestis, do Coletivo As Travestidas. O coletivo foi fundado em 2002, pelo ator Silvero Pereira (Foto: Luiz Alves)

Em junho é comemorado o mês do Orgulho LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Intersex, dentre outras designações), momento em que essa comunidade exalta seu direito de ser o que é e suas lutas diárias ganham mais visibilidade. Entre os grupos inseridos na sigla encontram-se as Drag Queens, personagens criadas por artistas homens que se produzem como mulheres. Elas se popularizaram nos últimos anos com o sucesso do reality show RuPaul's Drag Race, uma produção estadunidense onde as Drags competem entre si.

Integrante do coletivo As Travestidas desde 2014, Rodrigo Ferrera dá vida à Mulher Barbada, uma artista que vem para questionar os padrões impostos de gênero. O ator, cantor, designer e figurinista conta que as pessoas não entendem o que ele é, mas esse é justamente o objetivo. "Perguntar [o que somos] não nos ofende de forma alguma. Se você pergunta, se você questiona, isso significa que você se importa", afirma.

Ouça a entrevista* com Rodrigo Ferrera, a Mulher Barbada:

*Esta entrevista foi gravada no dia 05 de junho de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM.

O podcast Universitária Entrevista é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção e Apresentação: Carolina Areal e Karol Sousa
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa