15/04/16

Plastique Noir

Da esq. para a dir.: Danyel Fernandes, Airton S e Deivyson Teixeira
(Foto: Divulgação)

Quando Airton S iniciou sua carreira musical, montar uma banda pós-punk gótica na ensolarada Fortaleza não foi sua primeira escolha. Na verdade, até encontrar os amigos com quem fundaria o grupo, o vocalista já tinha passado por outras bandas e atuado no cenário independente local. Foi em 2005 que a ideia e os componentes se encontrariam para dar vida - e som - à maior representante do gothic rock no Ceará, a Plastique Noir.

Seu primeiro álbum, Dead Pop (2008), recheado de guitarras elétricas, marcou a trajetória da banda ao dar início a uma discografia que conta com mais dois álbuns, o Affects (2011) e o 24 hours Awake, lançado em 2015 e considerado pela crítica o selo de maturidade da banda. Além dos três álbuns, a Plastique Noir lançou, no ano de sua estreia, outros dois trabalhos: o CD-R demo Offering e o EP Urban Requiems, este último ainda hoje em circulação.

Atualmente, o grupo é formado por Airton S (voz e eletrônicos), Danyel Fernandes (guitarras e synths) e Deivyson Teixeira (baixo). O 24 hours Awake nasceu em meio a saída do antigo guitarrista Márcio Mazela, que chegou a compor para o disco, e a entrada do novo membro, Deivyson Teixeira. De acordo com Airton, o álbum, assim como toda produção da banda, reflete seu momento.

"A gente grava e lança as coisas com intervalos bem legais entre uma e outra. Não nos achamos gênios, não queremos encher o saco. A gente gosta de ter o que dizer, nos momentos certos", afirma Airton. O pensamento, muito presente na carreira do vocalista, ajuda a explicar as composições do grupo. "A gente queria tender para uma coisa mais gothic urbano [nas letras]", diz o vocalista ao comentar o processo criativo.

Confira o som da banda na faixa "24 Hours Awake" (acesse o canal da banda aqui):

 

Com mais de 10 anos de existência, a Plastique Noir já fez shows por todo o Brasil e até fora do país, participando de festivais como a Virada Cultural de São Paulo e o Wave Gothic Treffen, na Alemanha. Quando perguntado sobre as atividades da banda, Airton é resoluto: "Eu tô em atividade. Contrariado porque tô direto em atividade? Sim, mas pô, eu sou apaixonado por isso, né cara!", conclui o músico.

Escute a seguir a entrevista* completa com Ayrton S, vocalista da banda Plastique Noir:

 

*Entrevista gravada nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 11 de abril de 2016.

Deixe uma resposta

*