29/06/16

Confraria do Som

Confraria do Som (Foto/Divulgação)

O grupo Confraria do Som foi criado em 2013 em Fortaleza. Tendo como integrantes Alex Vasconcelos (voz e violão), Eduardo Madeira (teclado, programações eletrônicas), Sarah Sousa (voz e percussão) e Wellington Nascimento (percussão), o coletivo reúne artistas com interesses voltados para a música, a poesia e a cultura popular. O grande diferencial é o repertório, que influenciado pela música brasileira de raiz e pelo o reggae, faz o uso de recursos eletroacústicos  (quando se juntam os sons de instrumentos acústicos aos sons digitais e sintetizados por equipamentos e programas de informática).

12970869_579349278890845_4763006873893968272_o Em entrevista para a equipe do site da Rádio Universitária FM, Alex Vasconcelos e Eduardo Madeira afirmam que a ideia principal do grupo veio no interesse em trabalhar a música eletroacústica, misturando loops eletrônicos com elementos da música orgânica (percussão, violão e outros instrumentos musicais). Embora os integrantes possuam formações e influências diferentes, ainda assim encontram, na música, uma ligação. "Como nós nos consideramos um grupo de música brasileira, como o Brasil é múltiplo e miscigenado, então faz mais do que sentido agregar", afirma Alex.

O Confraria do Som procura inspiração na raiz musical brasileira, em ritmos como o forró tradicional, coco de roda, samba, entre outros. As composições revelam o que há de mais intrínseco na percepção humana, e as letras das canções são sempre inspiradas em sentimentos, reflexões e situações cotidianas.

Mesmo com as dificuldades da época em organizar um espaço que fosse capaz de gravar músicas, em 2013, a  banda lançou o primeiro EP autoral, intitulado Ê vida boa!. Entre momentos de prazer e de contemplação da vida, o grupo vem produzindo com um vasto repertório que, geralmente, origina-se de poemas. Segundo Eduardo, criar melodias a partir de poemas é uma característica do processo de composição do Confraria do Som. "Esse EP,  Ê vida boa!, por exemplo, eram poemas do Alex que foram musicadas depois, fora outros poemas que a gente trabalha também", explica.

Ouça a entrevista* completa com Alex Vasconcelos e Eduardo Madeira, integrantes do grupo Confraria do Som:

*Entrevista gravada nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 16 de junho de 2016