20/04/17

Capitão Eu e os Piratas Vingativos

Criada em 2011, a banda já possui mais de 150 mil visualizações apenas no Youtube (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, a banda Capitão Eu e os Piratas Vingativos falou do seu som para os internautas da Universitária FM. O vocalista Matheus Vale e o baixista João Lima estiveram nos nossos estúdios para falar da trajetória do grupo e dos projetos para o futuro. Criado em 2011, Matheus e João ainda dividem os palcos com o guitarrista Luan Vasconcelos e o baterista Junior Quintela. O quarteto vê na música não só a possibilidade de carreira, mas um modo de expressar sentimentos e emoções. Com as letras e melodias criadas através das poesias do vocalista, os outros integrantes também participam na composição das músicas, que já foram tocaram em diversos festivais e ouvidas mais de 150 mil vezes apenas no canal de vídeos da banda, que já conta com mais de 1.200 inscritos.

Como já tinha tocado com Luan e Junior quando mais novo, a música de Matheus atraiu olhares. Foi a partir daí que a banda surgiu. De acordo com Matheus, o nome foi a parte mais difícil. “A gente já tinham gravado algumas coisas sem nome, foram mais de 15 ensaios”. Ele conta que como tinham várias opções, um dia todos foram pra casa com a missão de escolher o nome. “Eu cheguei com Capitão Eu e alguém chegou com Piratas Vingativos”. Como queriam um nome grande, os integrantes resolveram juntar as sugestões e a banda estava oficialmente criada. “Acabou que deu tudo certo e ficou um nome gigantesco”, revela sorridente.

João explica que o som da banda é um rock mais alternativo e esclarece que cada um tem inspirações. “São várias referências novas”. Samba, internacional e afro são algumas referências na hora da criar, revela o baixista explicando que o processo de criação da banda envolve todos os integrantes. Matheus lembra que escreve poesia desde bem jovem e quando aprendeu a tocar violão, foi encaixando suas palavras nas melodias que compunha. Sobre a criação da música e do clipe de Aurora, ele conta que o processo foi interessante. “Aurora foi a última música que a gente gravou e foi a primeira vez que gravamos bateria em estúdio ao vivo”.

Já o clipe, o vocalista lembra que foi gratificante, pois estavam parados há um ano. Como foram convidados para participar do concurso Nivea Viva Rock Brasil, o grupo teve que criar em três dias  o clipe. Matheus conta que a banda criou o roteiro na cabeça. “A gente foi na casa de um amigo, montou uma fotografia e um cenário, fez uns takes da cidade de lugares importantes na concepção da banda”. Matheus explica que o objetivo era mostrar a cidade pra quem não conhece, trazendo pontos diferentes e com outra visão. “Foi um clipe que a gente realmente fez com muito carinho e dedicação, 3 dias bem intensos de trabalho". O making off da produção já está disponível.

Com dois EP’s lançados em 2012, o primeiro CD “O Melhor Lugar do Mundo” foi produzido em 2013 por um selo local e custeado totalmente pela banda. Eles revelam que pensam em usar financiamento coletivo no próximo disco. “[Ao] se comprometer realmente com o público porque você acaba firmando um compromisso e tem que cumprir”, conta João. Falando sobre o futuro, o vocalista revela que o time formado pelos integrantes é bem propício para desenvolver uma banda. “Um administrador, um designer, um publicitário e um músico”. Matheus conta que grupo tem foco na carreira. “Nesse ponto a gente tá pensando em levar a sério, a gente trabalha pela banda bastante”.

Com experiências em vários festivais, como Brasileiríssimos em Natal, Ceará Music, UFC de Cultura e Dragão Pop Music, João acha que todas são válidas pra banda como vitrine, mas que a mais marcante foi a abertura do show do Humberto Gessinger. Matheus lembra que o público não estava feliz, “achei que ia apanhar por causa da demora. As pessoas estavam esperando o show do Humberto e ficaram indignadas com a banda de abertura”. Ele conta que do meio para o fim o público acabou curtindo. O próximo evento da banda será no dia 29 de abril, onde se apresenta no palco do Poço da Draga, no Maloca Dragão.

A Capitão Eu e os Piratas Vingativos também está presente no Facebook, Youtube e redes sociais de música, como Spotify e Deezer.

Confira a entrevista completa com a Capitão Eu e os Piratas Vingativos*:

Assista um vídeo exclusivo do site da Rádio Universitária FM:

*Entrevista concedida no dia 06 de abril nos estúdios da Rádio Universitária FM.