23/03/18

#75 – Pingo de Fortaleza e Eliahne Brasileiro

A cantora Eliahne Brasileiro participou do cd Solo Feminino 2 interpretando a canção Mamulengo Cigano, composição de Pingo de Fortaleza (Foto: Arquivo Pessoal)

Da vontade de compartilhar suas composições com intérpretes femininas, Pingo de Fortaleza começou a perceber que fazia, aos poucos, um registro da história feminina na música cearense. Com o apoio dessas artistas, ele lançou em março de 2018 o livro Pérolas – o feminino no cancioneiro cearense. 1900 - 2017 - Histórias e Relatos de Vida e a coletânea Solo Feminino que reúne 56 canções interpretadas por cantoras das mais diversas gerações.

Eliahne Brasileiro é uma das mulheres que participaram do projeto e que esteve ao lado de Pingo nessa pesquisa. O projeto pioneiro nos ajuda a entender mais sobre os relatos de vida e as histórias profissionais de mais de 70 cantoras cearenses, entre elas estão Ayla Maria, Téti, Marta Aurélia, Goretti, Ângela Linhares, Nayra Costa e Lídia Maria.

Ouça a entrevista* com Pingo de Fortaleza e Eliahne Brasileiro:

*Esta entrevista foi concedida no dia 12 de março, nos estúdios da Rádio Universitária FM.

O podcast Ceará Sonoro é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9.

Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br

> Produção e Apresentação: Carolina Areal
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa