29/04/15

Produção cinematográfica documental no Brasil, com Marcus Moura e Francis Vale

Documentário Brasileiro

Em entrevista concedida à Rádio Universitária FM em junho de 1986, os cineastas Francis Vale e Marcus Moura, presidente e vice-presidente da ABD-CE (Associação Brasileira de Documentaristas) à época, falaram sobre o os desafios e o desenrolar da prática cinematográfica documental no Brasil, tema que permeou o I Fórum Brasileiro de Cinema Documentário, que ocorreu em Curitiba.

De acordo com Francis Vale, as preocupações dos cineastas documentaristas, há quase 30 anos, se prendiam, em primeiro lugar, às dificuldade materiais de produção de se fazer cinema em diferentes estados que não Rio de Janeiro ou São Paulo. Em segundo lugar, se discutia sobre a Política Nacional de Cinema chefiada pela Embrafilme (empresa estatal brasileira produtora e distribuidora de filmes), principalmente quanto aos incentivos e distribuição de verbas para as produções. E, por fim, os cineastas discutiam sobre o circuito de curtas-metragem, tanto relacionado ao mercado comercial obrigatório quanto o mercado alternativo de cineclubes.

"As preocupações mais amplas se referem a diferenciação que existe na produção de cinema no eixo Rio - São Paulo e no restante do país. Isso fez com que houvesse uma ratificação para produções de curta e média metragem para garantir que um terço da verba seja destinada para a produção de outros estados", salientou Marcus Moura.

Os cineastas também falaram da relação do público com o cinema documental e as possibilidade de desenvolvimento do ramo no Brasil. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro