25/11/15

Memória 107 faz homenagem a Villa Lobos em 1997

Neste mês de novembro, completaram-se 56 anos da morte de Heitor Villa-Lobos, considerado um dos mais importares músicos e compositores modernistas brasileiros.  Filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, entrou em contato com a música ainda criança, através do pai, que era músico amador.

Encontram-se, na obra de Villa-Lobos, referências a alguns estilos específicos. O músico usava combinações diversas de instrumentos, arcadas bem puxadas nas cordas, uso de percussão popular e imitação do cantos de pássaros, além de serem encontradas várias referências ao folclore brasileiro em suas composições.

O músico foi homenageado no programa Memória 107 de 1997, onde foram apresentados detalhes da sua biografia, além de apresentar interpretações das canções de Villa Lobos tocadas, no violão, por Sebastião Tapajós.

Confira, a seguir, o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*