10/02/16

Literatura em Cena – Filé com Fritas ao Vinagrete de Fernando Lira

Em 2010, a Universitária FM foi agraciada como uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.

No Memória Especial, iremos relembrar os doze programas do Literatura em Cena. O projeto, vencedor na categoria radiodramaturgia, revive o gênero regastado através de autores cearenses.

O Literatura em Cena  apresenta a peça Filé com Fritas ao Vinagrete de Fernando Lira, o texto faz parte do livro o vendedor de palavras e outras comédias, lançado em 2005. O livro se trata de uma coletânia de textos teatrais que usam o riso para explorar o comportamento humano a partir de situações absurdas.

O casal, Jandira e Roberto, personagens principais da peça, se apaixonam repentinamente e se casam sem saber muito um do outro. Logo, acontece a separação. Jandira é encontrada morta e Roberto, viciado em Filé com Fritas ao Vinagrete, é acusado do crime.

Fernando Lira, dramaturgo, ator e diretor, nasceu em Sobral, estudou em Fortaleza, mas só começou a produção teatral, após concluir a faculdade de engenharia elétrica e de cursar jornalismo. O autor é autodidata no teatro, começou escrevendo casamentos matutos em quadrilhas, e escreveu O Nariz da Madame e outros esquetes, com textos mais curtos e Os Brinquedos dos Reinos da Gramática, voltado ao público infantil.

O Literatura em Cena recebeu o autor, Fernando Lira, entrevistado por João Carlos Bento.

Escute o programa abaixo:

Sobre o Literatura em Cena:

Literatura em Cena durou dois meses para ser produzido e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas e assim, mostrar a mágica da literatura e incentivar a leitura das obras.

O projeto foi idealizado pelo professor Nonato Lima, coordenador-geral da Universitária FM, e de cinco estudantes de jornalismo da UFC, agora formados em Comunicação Social: Caio Mota, Isabel Paz, João Carlos Bento, Ana Paula Lima e Andressa Cavalvante.

A cada edição, o Literatura em Cena apresenta a vida do autor do programa e, em trechos, a sua obra com objetivo de criar, a partir do radiodrama, a imaginação do ouvinte e a criação de imagens mentais.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)