20/01/17

Fortaleza sedia X Bienal da UNE

Reprodução/Internet

Fortaleza sedia a 10ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Até a próxima quarta-feira (25), estão abertas as inscrições para participantes do maior evento estudantil da América Latina, que traz este ano o tema "Feira de Reinvenção". O tema remete à criatividade do povo brasileiro, à socialização e ao conceito de feira livre para a cultura.

A proposta da Bienal da UNE é promover a circulação da produção cultural desenvolvida nas universidades brasileiras. Foram 1140 trabalhos de todo o país inscritos para as mostras estudantis, em áreas diversas como música, teatro, literatura, audiovisual, artes visuais, extensão, ciência e tecnologia. A programação do evento na capital cearense ainda inclui debates, palestras e apresentações artísticas.

Para Ivo Braga, tesoureiro nacional da UNE, a entidade mantém ao longo de 80 anos de existência a tradição de fomento à cultura, desde a experiência dos Centros Populares de Cultura (CPC) nos anos 1960, até a retomada das bienais desde a redemocratização. Ouça na reportagem de Márcia Vieira, para o Jornal da Universitária.