23/01/15

Comportamento do jovem urbano, com o Prof. Caubi Tupinambá

Memória - Jovem urbano

Em entrevista concedida à Rádio Universitária FM em outubro de 1993, o então doutorando em Psicologia pela Universidade de Giessen da Alemanha, Caubi Tupinambá, conversou sobre o comportamento do jovem urbano.

Caubi abordou a miscelânea dos grupos sociais da época, fazendo um comparativo com países da Europa, munido de sua experiência como residente no continente. Para o Professor, os agrupamentos urbanos de jovens do Brasil nos anos 90 mantiveram uma postura "imitativa", importando características de outros países, mas sem perder as particularidades próprias.

"O Brasil consegue filtrar na cultura pelas características específicas da escolarização, da economia, da organização social, do lidar com a lei, da questão da lógica e da obsessão pelo lógico e pelo racional. Por mais que haja 'imitatismo', termina dando a esses grupos essa característica mais brasileira e mais específica", disse o Professor.

A conversa também discutiu a participação e consciência política dos jovens brasileiros da época, marcada pelo movimento dos Cara Pintadas. Para Cauby, "eles se revelam em outros momentos em que a sociedade organizada não os deixa se revelar, como por exemplo na escola".

A entrevista trouxe questionamentos pertinentes que ainda estão presentes em nossa sociedade, hoje marcada pelas revoluções tecnológicas e conexões via Internet. Confira:

Últimas postagens

Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)
Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013
A radionovela foi resultado de uma parceria entre a Universitária FM, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto (Foto: Divulgação)
A mão que balança o bolso foi destaque em 2016
A série de programas UFC Sustentável foi ao ar durante os intervalos da programação da Universitária, em 2015 (Foto: Reprodução/Internet)
Uso eficiente da energia no programa UFC Sustentável
Raimundo Viana canta o cordel "O homem da vaca e o poder da fortuna" (Foto: Reprodução/Internet)
Cordel por Raimundo Viana no Reouvindo o Nordeste
Nos dias 18 e 19 de maio de 2019, o Grupo Paideia oferta a disciplina Mitos Homéricos: Odisseia, parte da Especialização em Mitologia Greco-romana, realizada em parceria com o Instituto Dédalus (Foto: Reprodução/Internet)
Mitologia clássica e contemporânea no Rádio Debate
Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

*