23/02/17

Acadêmicos da Casa Caiada desfilam no Carnaval 2017

Foto: Pedro Farias

(Foto: Pedro Farias)

O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC), projeto de extensão da UFC, vai desfilar na segunda-feira (27), às 16h, na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. Os 32 integrantes vão contar com a participação especial dos integrantes do Grupo de Percussão Ilé Anu da Casa da Caridade Dr. Adolph Fritz. Também vão participar do desfile integrantes do projeto social Museu da Boneca de Pano, que atende crianças do bairro Pici, em Fortaleza.

No Carnaval deste ano, o Casa Caiada homenageia a cultura praieira e desfila com o ritmo "coco", que tem influência africana e indígena. O tema escolhido para o desfile foi O coco é de casa!, inspirado na composição Felicidade, do compositor baiano Tom Zé. O tema mescla os cocos de roda da pernambucana Selma do Coco e do grupo Coco Raízes de Arcoverde, combinando elementos dos cocos de roda aos cocos de maracatu.

O GMPACC é um projeto de extensão vinculado à Secretaria de Cultura Artística da UFC e ao Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA). Foi fundado em 2008 sob a coordenação da Profª Catherine Furtado e conta com a regência de Artur Guidugli, Paulo Renato e Victor Ramos. O grupo recebeu o nome Casa Caiada do artista e mestre da cultura popular Descartes Gadelha. A proposta do grupo é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas com a comunidade.

O desfile deste ano será o quinto que o grupo faz no carnaval de Fortaleza. O primeiro foi em 2011, quando teve como "samba-enredo" Casinha Caiada (Descartes Gadelha). Em 2014, levou à avenida o "samba reggae" Repicaxé (Catherine Furtado). Em 2015, foi a vez da "congada" Rosário em Flor (Artur Guidugli) e, em 2016, a "ciranda maracatu" Vai ter Carnaval (Zéis / Jânio Florêncio).

Ouça na reportagem de Fernando Jocelito, para o Jornal da Universitária: