20/05/15

A seca é responsável pela pobreza?

A seca no Nordeste está entre as questões mais discutidas tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil desde os tempos do Império. Colocada muitas vezes como um fenômeno de causas naturais, a seca não é encarada com a devida atenção. A falta de água, aliada ao descaso histórico do Estado em articular políticas públicas eficientes para a região, reflete em uma das paisagens mais famigeradas do país.

Em 1984, o programa Opinião da Rádio Universitária FM entrevistou a então professora do departamento de Teoria Econômica do mestrado em Economia da Universidade Federal do Ceará, Liana Carleial. A entrevista foi concedida na oportunidade do Fórum Universitário de Educação, Ciência e Cultura da UFC, em que Liana realizou a conferência “Seca, momento para repensar a pobreza do Nordeste".

O mito de que a seca é responsável pela fome e a miséria da região Nordeste foi o norte da discussão. De acordo com a professora, o cenário da seca é aquilo que aparece e, portanto, acabando sendo o elemento que é mais divulgado. A condição de flagelo, no entanto, não está necessariamente apenas relacionada à seca. O que determina, então, de acordo com Liana, a pobreza no Nordeste, além dos fatores naturais, são fatores históricos e estruturais.

De acordo com a pesquisadora, para se perceber a relação entre seca e pobreza no Nordeste é indispensável perceber como se conforma a estrutura produtiva do Estado, estruturada sob o uso concentrado de terras, pouco investimento e falta de emprego. No caso específico do Ceará, ela ressaltou que “a estrutura produtiva é pouco dinâmica, porque está centrada basicamente na estrutura latifúndio nas zonas rurais, que inibe mudanças e expulsa populações e nas zonas urbanas, centradas no complexo indústria, comércio e serviços que é extremamente pouco dinâmico.”

Confira abaixo a entrevista completa:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro